Empresa
Sou
Elidamárcia Lana da Silva
Criadora do Método Descobrindo Diamantes x, Élida entendeu que uma liderança pode ser formada desde sua infância, adolescência, juventude até sua maturidade ...Sempre está no tempo de ser liderança por onde você passa.
A Consultora em Política Pública e Executiva de uma Associação de Municípios, também palestrante sobre Desenvolvimento Pessoal, estuda liderança de forma técnica e empírica há anos. Durante sua formação do ensino fundamental até a faculdade esteve em várias posições de liderança o que a fez entender os processos. Nas experiências em sala de aula, na igreja que frequentava e dos movimentos que participou foi desafiada a se desenvolver e liderar. Aos 14 anos já era professora da Escola Bíblica Dominical, instrumentista na música com violão, contrabaixo e bateria, líder de jovens e cumpriu essa missão eclética até os 21 anos na igreja onde congregava. Começou lecionar ainda no segundo ano de magistério numa uma sala multi- seriada e foi professora da rede pública por oito anos. Aos 23 anos mudou-se de São Geraldo de Tumiritinga, um distrito com mil habitantes para Governador Valadares que tem 300 mil habitantes. Lá fez parte de vários movimentos sociais voluntariamente e durante anos coordenou o mês de março /mês da Mulher, quando acontecia uma agenda de atividades, eventos, festas, shows e debates na Câmara de Vereadores sobre todos os temas relacionados ao gênero.
Concomitante, foi conselheira da Cultura por 07 anos e nesse mesmo período assumiu a Presidência desse conselho. Contribuiu na mobilização e articulação de várias leis como ‘Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência’ e também da lei municipal de Incentivo a Cultura’ e muitas outras lutas da política pública. Entres os anos 1997 até 2008 representou o Leste de Minas em conferências das Cidades, Direitos Humanos, Assistência Social e Educação em nível local, regional, estadual e nacional e foi até Conselheira Estadual das Cidades do Estado de Minas Gerais por quatro anos.
Da Faculdade até a abertura do seu escritório
Durante a faculdade de Direito, sua interlocução junto aos alunos a fez representante do corpo docente no conselho superior da Fadivale. Em 2003 durante a Pós Graduação em Direito Público, fez uma opção que foi crucial para toda sua jornada: escolheu abrir seu escritório com um ambiente para discutir, planejar e elaborar projetos de políticas públicas se entregando de vez ao empreendedorismo Feminino. Nasceu assim a Lana Consultoria, empresa especializada em projetos de políticas públicas para Prefeituras. Em 2010 avançou para o setor privado aumentando seu portifólio em várias atividades. Em 2011 foi escolhida pelo movimento dos ‘Objetivos de Desenvolvimento do Milênio’, como Secretária Executiva para coordenar os trabalhos de criação e promoção de núcleos dos ODMs no Leste de Minas. O movimento tinha todas as suas ações articuladas e planejadas diretamente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que é o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem por mandato promover o desenvolvimento e erradicar a pobreza no mundo. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) foram os oito objetivos internacionais de desenvolvimento para o ano de 2015 que foram estabelecidos após a Cúpula do Milênio das Nações Unidas em 2000, após a adoção da Declaração do Milênio das Nações Unidas. Os 191 Estados membros da ONU na época e 22 organizações internacionais, comprometeram-se a ajudar a alcançar os Objetivos. Essa atividade faz parte, dentre outras, de sua trajetória voluntária que tem sido a melhor maneira de aprender a doar suas habilidades a serviço do outro ou de um projeto maior que não perpassa pelo financeiro.
Sua caminhada Institucional no Leste de Minas
No inicio de 2015 sua atuação se consolidou regionalmente quando assumiu a diretoria/Secretaria executiva da Assoleste- Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas, onde cuida de todas as capacitações, encontros regionais de líderes, gestão, encaminhamentos, parcerias e articulações ligadas as secretarias municipais dos respectivos municípios filiados a entidade em sintonia com a Associação Mineira de Municípios – AMM, e a Confederação Nacional de Municípios – CNM. Importante dizer que as entidades citadas representam respectivamente seus municípios em todas as pautas municipalistas. Em 2015 também assumiu o cargo de diretora fiscal na Associação comercial de Governador Valadares – ACEGV, até o fim de 2018.
Sebrae, empreendedorismo Feminino e sua jornada
No ano de 2018 foi surpreendida com um convite para ser embaixadora do evento Sebrae Delas de 2019 no Leste de Minas. O Sebrae Delas, é um projeto que tem por objetivo Desenvolver Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso. É um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. O Programa, realizado pelo Sebrae busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino.
Ainda no Sebrae, em 2021, foi escolhida para ser Mentora de Mulheres Empreendedoras . Esse projeto é um programa interno da entidade que escolhe Mulheres Líderes e com habilidades específicas, para uma caminhada de voluntariado para ajudar outras mulheres. Convite que aceitou sem titubear.
Em tudo que já fez e faz, por onde passou, com tantas experiências vividas, dentro e fora do associativismo, entendeu que estar em posição de liderança a obriga também identificar, descobrir, gerar e desenvolver novos e novas líderes. Lapidar pessoas que tem esse desejo e não sabem como se desenvolverem. Traçou como meta de vida trabalhar para formar mais de 1000 líderes. Seu espaço dentro da Lana consultoria onde também hoje existe a Lana Mentoria DDx, virou um ambiente para essa missão e seu desafio é entregar treinamentos e mentorias que elevam o estado de consciência de cada pessoa.
Como Palestrante já falou com mais de cinco mil pessoas pelo estado de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro em áreas e temas ligados à política pública, desenvolvimento pessoal, autoconhecimento. Motivadora e incentivadora de mulheres em posição de liderança, quer seja como empreendedoras ou como ativistas em seus respectivos espaços, Lana acredita que também pode ajudar colaboradores de pequenas empresas a se formarem como líderes através de bons treinamentos, autoconhecimento e uma metodologia aplicável usando uma cartilha: Leitura de bons livros e estudos sobre o tema de autoconhecimento e filosofia.
- - Elidamárcia formada em Direito,
- - Pós-graduada em Direito Público pela Fadivale
- - Gestora de projetos pela PUC-SP.
- - Proprietária da Lana Mentoria e Consultoria.
- - Diretora Executiva da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas - ASSOLESTE.
- - Associativista por Opção
- - Embaixadora do Programa Sebrae Delas
- - Mentora de alto impacto para mulheres empreendedoras pelo Sebrae.
- - Estudante permanente de Liderança e Filosofia